O mercado de cana, açúcar e etanol está indo melhor do que o anteriormente esperado, segundo o mais novo relatório divulgado pelo Rabobank. De acordo com o texto, o preço em Nova Iorque de açúcar bruto conseguiu uma bela recuperação, de 10 USc/lp para uma faixa entre 12 a 13 USc/lp até o começo de setembro.

“O fortalecimento do preço de açúcar foi acompanhado por bastante volatilidade no câmbio, uma combinação que criou preços excelentes em moeda local para a indústria brasileira, tanto no spot quanto nas fixações para a próxima safra”, diz o relatório.

Nesse cenário, o quadro de oferta e demanda é responsável por parte deste aumento do preço. “Fica cada vez mais claro que a nova safra tailandesa não vai superar a produção do ciclo anterior, que sofreu uma queda de 40% na moagem em função de seca e migração de área plantada para cultivos alternativos. Na Europa, surgiram preocupações de perda de produção em decorrência de clima seco. Além disso, os fundos acabaram acumulando uma grande posição líquida comprada em açúcar”, completa.

“Parte disso, talvez seja relacionada com a tendência (visível em outros mercados de commodity como petróleo) dos fundos usarem os mercados de commodities como um hedge contra um dólar mais fraco e contra a inflação. Como sempre, nessas situações o peso atual dos fundos no mercado aponta uma vulnerabilidade do preço a qualquer saída desordenada deles. Neste sentido, o mercado continua atento à evolução do consumo e da demanda para importações”, indica.

“Apesar do desempenho impressionante até agora, a produtividade da cana ainda fica como ponto de atenção neste último terço da safra, devido ao clima seco durante este ano”, conclui.

11/09/2020 – Agrolink