A safra 2020-2021 de cana-de-açúcar deve encerrar a colheita com os melhores índices dos últimos quatro anos, conforme levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). A produção já atingiu- até o último dia 1º de dezembro- 594,88 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nesta safra, o que resulta em crescimento de 3,3% em relação ao ciclo anterior. E a perspectiva é a de que as usinas encerrem o ano agrícola com uma moagem de 605 milhões de toneladas do produto, com maior produção de açúcar, segundo a Única.

A quantidade de açúcares totais recuperáveis (ATR) produzidos até o início de dezembro totalizou 86,33 milhões de toneladas, superando os dados finais registrados nas safras anteriores. De acordo com a Unica, a projeção para o final do ciclo 2020/2021 é de 87,54 milhões de toneladas de ATR no acumulado desde abril de 2020 até março de 2021. O processo ocorre, conforme os especialistas da entidade, pela maior moagem de cana-de-açúcar e, principalmente, da melhora na qualidade da matéria-prima processada.

O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, explica que há quatro anos- na safra 2015/2016-, a moagem de cana-de-açúcar atingiu recorde de 617,71 milhões de toneladas, mas a qualidade da matéria-prima ficou apenas em 130,51 kg de ATR por tonelada de cana. Já neste ano, Padua destacou um volume menor, “mas com qualidade muito superior”. A maior concentração de ATR nesta safra equivaleria a um processamento de quase 30 milhões de toneladas de cana-de-açúcar a mais com a qualidade dentro da média dos últimos anos, segundo o diretor.

Em relação ao mix de produtos das usinas, a Única estima que 46,04% da cana-de-açúcar processada na safra deste ano serão destinados à produção de açúcar, comparados aos 34,33% registrados no ciclo anterior. Com isso, a produção de açúcar esperada para a atual safra é de 38,40 milhões de toneladas, aumento de 43,49% na comparação com a safra passada.

Na avaliação de Padua, a qualidade da cana-de-açúcar permitiu uma ampliação significativa na produção de açúcar. “Mas para a próxima safra, as indicações são para a menor oferta de cana-de-açúcar e do restabelecimento da qualidade para o patamar histórico devem provocar retração na oferta de açúcar”, disse o diretor.

Para a produção de etanol, a estimativa da Unica é a de atingir 30,44 bilhões de litros, com queda de 8,45%, se comparado ao volume de 33,26 bilhões de litros da safra passada. Do total produzido no atual ciclo, 9,76 bilhões de litros devem ser de etanol anidro e 20,69 bilhões de etanol hidratado.

Produtividade canavieira: mesmo em ano atípico, em razão da pandemia de coronavírus que impactou na economia, setor emplacou números positivos.

30/12/2020 – Diário da Região Online